sexta-feira, 30 de março de 2012

Aumpram, Lei Divina, Umbanda

A palavra Umbanda tem origem na palavra Aumpram ou Lei Divina. Para a maioria das pessoas é uma religião, um culto.
No dicionário (Aurélio) a definição é "Forma cultural originada de assimilação de elementos religiosos afro-brasileiros pelo espiritismo brasileiro urbano; magia branca."
Dentro do próprio meio, a Umbanda é tida como uma religião na qual qualquer dirigente que se considere conhecedor e com influências Espirituais abre seu "terreiro" ou sua "tenda" do seu jeito e no seu entendimento.
Citamos o livro "Umbanda, essa Desconhecida" de Roger Feraudy Editora Conhecimento"
"A Umbanda verdadeira está a serviço da Lei Divina, da Aumpram, e só visa o bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém ou se utileze de magia negativa, não é Umbanda"
Consideremos qualquer Rito Místico que afirme haver "seres evoluídos", "Mestres", "Iluminatis" etc. Podemos dizer que isso é Umbanda.
O estudo e conhecimento da Lei Divina fortalecerá a Umbanda eliminando mistificações e vaidades.
Este é um tema muito importante e interessante.
Amar a Deus sobre todas as coisas, significa amá-Lo acima do ego, não se dizer inconsciente, que não tem domínio sobre o "guia" para disso tirar proveito sobre as outras pessoas.
Não usar as entidades que denominamos Exús para tentar fazer o mal.
Umbanda é Amor, é Natureza,acredita no Espírito e na Evolução do Ser humano através do trabalho bem executado e respeitoso nesta terra, neste nível de evolução.
DEUS, Oxalá, Supremo, seja qual for a denominação que você dê, deve ter um único significado AMOR. O amor é a força que une todas as almas do Universo, animadas ou inanimadfas,  em uma única.
Espírito
Espírito Santo, o Espírito de Deus, a força da união de todos em busca da Iluminação.
Um ser tem existência mesmo não tendo um dos seus corpos. A estes chamados "desencarnados", seres que não utilizam um corpo físico.

Acreditamos no ser extra corpóreo e na interação entre estes seres e nosso mundo físico, seja através da comunicação, efeitos e influências.
As teorias são muitas, ainda pesquiso e estudo para saber se alguma delas vem de encontro ao que eu acredito ou se criarei minha própria teoria sobre o assunto.
Uma das teorias é de que a prática da Umbanda foi levada para a África por povos Atlantes após o dilúvio que submergiu o continente (dizem que as montanhas mais altas podem ser vistas no Arquipélago de Cabo Verde entre outras, na África).
Então..... vou pensar mais um pouco.

Fonte de pesquisa Curso de Dirigentes da Fraternidade do Grande Coração AUMBANDHÃ

 
A imagem inicial foi retirada do Blog
http://questaodebrilho.blogspot.com.br/2010/10/cidade-perdida-de-atlantida-parte-1.html
Recomendo uma visita